5G: a tecnologia que conecta tudo e todos

Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários – um aumento de 7% em relação a 2019. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento das necessidades dos usuários, a rede precisou de um update para melhor atender aos diversos setores. 

O 5G surge como um modelo de internet móvel ultrarrápida, projetada para conectar tudo e todos. O objetivo da rede é trazer diversas transformações a uma série de setores, incluindo educação, trabalho remoto, transmissão ao vivo e comércio eletrônico, ampliando o suporte às aplicações de Internet das Coisas (IoT).

E qual o grande diferencial?

Aparentemente, o 5G é muito parecido com o 4G. Mas a sua grande diferença está no tempo de resposta, chamado de latência. Na internet, é o tempo que ocorre entre o click e o resultado. A baixa latência, presente no 5G, é uma parte importante para a boa experiência dos usuários porque traz total rapidez.

Para você entender a evolução, no 3G, a latência era de 58 milissegundos. Já no 4G, é de 36 milissegundos. Enquanto no 5G, ela diminui para 1 milissegundo.  Desse modo, a internet fica de cinco a dez vezes mais rápida. 

A velocidade potencial máxima de download pode ser até 40 vezes mais rápida que a rede 4G. Isso acontece porque a rede 5G é construída em ondas de rádio de frequência super alta, conhecidas como “espectro de banda alta”, que podem transmitir mais dados, de modo mais rápido. Outro dado importante: o  5G tem possibilidade de  suportar até cem vezes mais tráfego do que o 4G. 

Internet das coisas

A IoT é a conectividade entre dispositivos e sistemas, tornando-os mais inteligentes e capazes de trocar informações entre si por meio de sensores embarcados nesses equipamentos.

A integração entre a tecnologia 5G e a Internet das Coisas vai proporcionar mais facilidade nos ambientes onde são implementadas, gerando novos modelos de negócios,  com abordagens e soluções de mercado mais modernas e efetivas. A inteligência nos processos facilitará a identificação de gargalos de produtividade em todas as áreas da empresa. Além disso, as falhas são detectadas rapidamente, possibilitando uma manutenção ágil e evitando a paralisação dos processos.

Investimento

De acordo com o Governo Federal, mais de R$ 39,8 bi serão revertidos em investimentos para ampliar a infraestrutura de conectividade no Brasil.  As primeiras metas do leilão do 5G vencerão em julho de 2022, quando todas as capitais brasileiras deverão ter cobertura. 

Já em 2028, a ampliação será para todas as cidades do país. Além de atrair investimentos, o leilão do 5G também possibilitará a entrada de seis novas operadoras de telefonia móvel no Brasil. 

A chegada do 5G transformará tanto a vida do consumidor de internet quando as cidades, o serviço público e a poĺitica industrial. Implantar essa tecnologia no país será uma obra de infraestrutura. Um novo tempo, com sistemas que trarão dados e informações precisas para todos.

Posts recentes
Arquivos
Categorias