Tecnologia a favor da segurança

Fonte: Jornal de Pomerode
Sistemas de câmeras em Pomerode, ajudam a Polícia no combate à criminalidade

A segurança Pública é um tema que sempre está em pauta. Em Pomerode, o combate à criminalidade tem como uma grande aliada a tecnologia. Isto porque, na cidade, um sistema de câmeras de videomonitoramento ajuda a Polícia Militar de Pomerode a evitar e aumentar as chances de prisão em flagrante de criminosos. 

Na última quinta-feira, dia 29 de julho, foi feita uma reunião, no auditório da Prefeitura Municipal de Pomerode, para mostrar às autoridades municipais e da região, como funciona o sistema tecnológico usado na cidade. 

O major e comandante da Guarnição Especial de Indaial, Gein, Pablo David Henden, explicou aos presentes como funciona o sistema de videomonitoramento, em Pomerode. Em seguida, o coordenador de TI da Prefeitura de Pomerode, Claus Ingomar Gruetzmacher, demonstrou na prática o funcionamento do sistema que recebe as imagens das câmeras.

A Polícia Militar tem acesso a um sistema de inteligência artificial que envia informações dos veículos que passam por essas câmeras, nos mais diversos pontos da cidade. Caso haja alguma irregularidade ligada à segurança, o sistema automaticamente detecta e envia os dados à Polícia Militar.

A tecnologia já rendeu bons frutos, na nossa cidade. Como exemplo recente destaca-se a recuperação de objetos de furto no mês passado, que teve o auxílio desta ferramenta tecnológica. De acordo com Henden, esses investimentos no uso da tecnologia é algo fundamental para agregar ainda mais o trabalho da PM, na região. “Na nossa região, as autoridades municipais têm a intenção de auxiliar a Polícia Militar na questão de segurança pública. Esse tipo de investimento, na parte tecnológica é fundamental, pois trazem informações que nos ajudam a prevenir e reprimir eventuais delitos”, comenta o Major.

De acordo com o prefeito Ércio Kriek, já são 20 câmeras instaladas no município. O projeto foi idealizado em 2017 e a partir de 2019 as primeiras câmeras foram instaladas na cidade.

“Desde o início, quando instalamos as primeiras câmeras na cidade, a ideia era de abranger esse sistema com as outras cidades da nossa região, para que formar uma espécie de ‘rede de segurança’. Esta tecnologwia possui um bom custo benefício e todos saem ganhando com isto, tanto os policiais, quanto nossa comunidade”, finaliza Ércio.

0 Comments