Interjato Soluções

Roubos de veículos caem 44,5% no primeiro semestre do ano no RS

Roubos de veículos caem 44,5% no primeiro semestre do ano no RS

Fonte: GauchaZH Imagem: Marcelo Casagrande / Agência RBS


Índice é o menor dos últimos 20 anos. Roubos ao comércio e ao transporte coletivo também diminuíram, mas ataques a bancos se mantiveram estáveis

Os roubos de veículos tiveram redução de 44,5% entre janeiro e junho deste ano na comparação com igual período de 2020, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (8) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP): o número passou de 4.865 para 2.700 ocorrências.

O índice é o mais baixo da série de contabilização, iniciada em 2002. Frente ao pico já registrado para um período de seis meses, em 2017, quando houve 9.541 roubos entre janeiro e junho daquele ano, a retração chega a 71,7%.

Ainda conforme a SSP, os furtos de veículos — quando o carro é levado, e a vítima não está presente — também tiveram redução na mesma faixa de comparação. Foram 4.381 casos entre janeiro e junho de 2021, contra 5.346 no primeiro semestre do ano passado, o que representa queda de 18%.

vice-governador e secretário da Segurança do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, diz que a meta é reduzir ainda mais os índices, sobretudo dos roubos de veículo, que, na questão patrimonial, podem acarretar em possível latrocínio.

— Isso implica em qualidade de vida. Só para se ter uma ideia, basta cada motorista conferir, a redução mês a mês dos roubos e furtos de veículos tem sido fundamental para diminuir o valor da apólice de seguro do carro, por exemplo — destacou.

A SSP informou ainda queda nos roubos ao transporte coletivo e ao comércio em geral. Já os ataques a banco, com 28 ocorrências, se mantiveram estáveis na comparação com 2020 (veja mais abaixo). Na Capital, também houve diminuição nos furtos e nos roubos de veículos. A cidade passou de 2.039 roubos e 1.111 furtos no primeiro semestre de 2020 para 1.071 roubos e 1.048 furtos no mesmo período deste ano. Assim como em Porto Alegre, o cercamento eletrônico em vários municípios tem sido fundamental para a diminuição dos índices, além do trabalho integrado das forças de segurança, segundo a SSP. Os crimes — roubos e furtos — ao transporte coletivo caíram 11,9% no primeiro semestre em todo o Rio Grande do Sul. Foram 583 ocorrências em ônibus e táxis-lotação entre janeiro e junho deste ano contra 662 casos nos primeiros seis meses de 2020.

O índice para o período é o menor desde que os dados passaram a ser contabilizados, há 10 anos. Em Porto Alegre, este tipo de crime também teve redução: foram 249 registros no primeiro semestre de 2021, contra 339 entre janeiro a junho do ano passado — uma retração de 26%.

Confira na íntegra

0 Comments