Interjato Soluções

Em Aracaju, videomonitoramento diminuiu crimes contra o patrimônio municipal em mais de 93%

Fonte: Imprensa24h

Com mais de 2.700 câmeras instaladas nos órgão municipais e em pontos de grande movimento, Aracaju conta com um moderno e complexo sistema de videomonitoramento, operacionalizado desde 2018 pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Nesses três anos de operação, o sistema de videomonitoramento proporcionou uma redução de mais de 93% das incidências criminosas contra o patrimônio público municipal. Desde a implantação do CCO, 187 tentativas de arrombamento foram frustradas.

“Antes das câmeras, havia uma alta incidência de arrombamentos e intrusões, principalmente durante o período noturno, com furtos de bens do município, o que provocava prejuízos financeiros e comprometia os serviços oferecidos à população”, detalha o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, enfatiza que o trabalho da Prefeitura na área de segurança pública visa tornar Aracaju uma cidade cada vez mais inteligente, utilizando os avanços tecnológicos em prol das melhorias para a população.

“O videomonitoramento otimizou o trabalho da Guarda Municipal, reduzindo o tempo de resposta às ocorrências e diminuindo de forma significativa a incidência de infrações, com um índice de mais de 90%”, salienta.

O secretário ressalta que cada vez mais a Prefeitura sinaliza uma inteligência na melhoria da prestação de serviços, utilizando os recursos tecnológicos como aliados. “O sistema de videomonitoramento implantado em Aracaju, além de garantir maior segurança, proporcionou avanços, trouxe economia e nos permite ofertar um serviço de excelência”, detalha.

Funcionamento
O CCO conta com dois sistemas de videomonitoramento: o que faz a vigilância interna dos órgãos municipais e, também, da parte externa de todas as escolas; e o outro, em fase de ampliação, monitora as vias e espaços públicos com alto movimento, a exemplo dos mercados municipais, da praça General Valadão, do calçadão da 13 de Julho, da Orla da Atalaia, entre outros pontos.

Além dessas câmeras instaladas e operadas pela Guarda Municipal, foi feito um convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que permite visualizar as imagens das câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

As 74 escolas municipais, as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as 28 unidades da assistência social e os demais prédios do Município contam com câmeras de videomonitoramento, que possuem sensores de movimento e imagens em alta resolução.

“O número de câmeras instaladas é crescente, novos equipamentos passam a entrar em funcionamento a partir da solicitação dos órgãos e unidades municipais. Também trabalhamos com algumas demandas específicas. Neste momento, por exemplo, fazemos o monitoramento dos pontos de vacinação contra a covid-19, incluindo o drive-thru no Parque da Sementeira”, informa Fernando.

O diretor da GMA destaca que não são apenas câmeras, mas todo um programa de monitoramento e segurança, que conta com sensores de movimento e alarmes. “Em caso de queda de energia, a central é avisada imediatamente, mas mesmo assim o equipamento continua a funcionar, pois tem uma bateria interna. Essa forma inteligente de usar a tecnologia otimizou o trabalho da Guarda Municipal, proporcionando mais segurança para a população”, avalia Fernando.

Quando a câmera registra uma presença indevida, dispara o alarme e envia um sinal para o CCO, que emite um alerta para os guardas que estão nas viaturas. Enquanto se dirigem até o local, é possível acompanhar as imagens pelo tablet, que tem acesso às imagens das câmeras.

Referência
O subinspetor Fernando Mendonça relata que o sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura de Aracaju se tornou referência para outros municípios. “Já recebemos representantes de outras cidades, inclusive de capitais, para conhecer nossa central e utilizar nosso trabalho como modelo”, conta.

Luís Fernando considera muito gratificante ver o trabalho desenvolvido pela Prefeitura ser reconhecido como referência. “Para nós, é uma grande alegria operacionalizar um sistema pioneiro e poder auxiliar outros municípios na melhoria de seus sistemas de segurança”, expressa o secretário.

Confira na íntegra: Imprensa24hs

0 Comments