Segurança nas indústrias: Como o videomonitoramento Inteligente pode auxiliar a evitar acidentes em indústrias, construções e áreas de risco

Videomonitoramento inteligente mostra eficácia em ações planejadas.

A evolução tecnológica trouxe diversos benefícios às indústrias, como sistemas inteligentes, aumento na qualidade da produção e redução de custo, quando comparado às demais soluções. Mas você sabia que ela também pode contribuir para a segurança do setor?

O sistema integrado de monitoramento inteligente por vídeo, com câmeras de segurança e softwares inteligentes, é uma das ferramentas que auxiliam na proteção do espaço. Empresas de diversos segmentos, como indústrias e construção civil, podem aderir ao modelo.

Permitindo uma visão de todos os espaços da empresa, o videomonitoramento pode ser usado como segurança patrimonial e controle para segurança dos trabalhadores nas indústrias.

Como funciona?

O streaming de vídeo captado pela câmera nos ambientes monitorados são analisados pelo software analítico de vídeo que realiza as análises com capacidade de detectar movimento, reconhecer padrões suspeitos, rostos, placas e muitas outras ações incomuns permitidas ou não, sem a necessidade de monitoramento humano.


Em caso positivo, o software emite um alerta para a equipe, que avalia a situação e as possíveis ações que devem ser tomadas. Essa agilidade é valiosa para que as equipes de segurança possam ter tempo hábil para a tomada de decisão e possível inibição do indecente, seja roubo ou acidente no perímetro industrial.


Efetividade nas ações pelas equipes de segurança, redução na dependência da ação humana, prevenção de ocorrências, redução dos custos são alguns dos benefícios do monitoramento inteligente.

Segurança no trabalho

O Brasil é 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho. Entre os anos de 2002 a 2020, o país registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, de acordo com relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.


Proteger a empresa é tão fundamental quanto manter protegido quem trabalha e transita por ela. Logo, o videomonitoramento também auxilia na prevenção de riscos de acidentes com colaboradores. A ferramenta classifica o risco e pede intervenção, caso o acidente esteja iminente.


Furtos e roubos


Uma em cada três empresas brasileiras foi vítima de roubo, furto ou vandalismo, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria. Além dessas perdas, a falta de segurança também reduz a produtividade e afeta o lado financeiro. De acordo com os dados, a falta de segurança representou cerca de 28 bilhões de reais para os cofres da indústria.


Efetividade


O alcance e a precisão do vídeo monitoramento inteligente são maiores que as observações do olhar humano. Além disso, são usadas para melhorar o gerenciamento de risco e toda segurança no local de trabalho.


O sistema pode monitorar as atividades em tempo real a partir de uma sala de controle central, também conhecida como centro de operações ou circuito fechado de televisão – CFTV, onde o software de analíticos de vídeo realiza análises inteligentes automatizando funções e tornando a operação mais rápida. As análises inteligentes tornam possíveis uma série de funções automatizadas.


Além da segurança física e do espaço, a visibilidade traz outras vantagens: é possível criar melhores estratégias e pensar em melhorias para gerar mais eficiência nos processos. Hoje, investir em automação industrial já é uma exigência sine qua non para que as indústrias continuem em plena atividade no mercado, que se torna cada vez mais competitivo.

0 Comments