Interjato Soluções

Inovação Aberta do Sebrae aproxima empresas de maior porte das startups

Pelo programa, o Sebrae atua como mediador entre as necessidades de inovação de médias e grandes empresas e o potencial criativo das startups e do ecossistema de inovação.

Natal – Desde fevereiro deste ano, o Sebrae no Rio Grande do Norte vem desenvolvendo o Programa de Inovação Aberta, uma iniciativa para aproximar pequenas empresas inovadoras das empresas de médio e grande portes – normalmente não atendidas diretamente pela instituição – com necessidades de soluções na área de inovação. Além de oferecer consultorias a essas organizações, o Sebrae promove a integração de pequenos negócios no processo de inovação de grandes corporações.

O programa de Inovação Aberta é direcionado a startups micro e pequenas empresas inovadoras, empreendedores em fase de ideação e todos os públicos que compõem as comunidades do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte, como geeks, gamers e empresários juniores. Intermediados pelo projeto, esses empreendedores poderão oferecer soluções a grandes empresas que buscam recorrer a inovação tecnológica como estratégia competitiva.

Segundo o gestor do programa, Carlos von Sohsten, trata-se de um mecanismo que permite fomentar a criação de novos negócios gerando oportunidades para as empresas já existentes, atuando também no sentido de melhorar a competitividade das empresas locais, do ambiente de negócios e de todo o ecossistema.

O projeto promove a Inovação aberta por meio de hackathons, estruturação de conselho de clientes e fornecedores, editais, aceleração de projetos e ideias, capacitação e conexões entre empreendedores. Dessa forma, as empresas participantes poderá criar novos produtos, identificar soluções de mercado, fortalecer canais de relacionamento, capacitar suas equipes, obter recursos para desenvolver projetos e criar redes de relacionamento.

“Inovação aberta é exatamente quando uma empresa busca esse conhecimento de inovação fora do seu próprio ambiente. Ou seja, vai buscar com outros empreendedores, em outras empresas ou instituições. Com esse programa, o Sebrae conduz todo um processo para aproximar essas médias e grandes empresas das startups e das empresas inovadoras. O Sebrae passa a fazer essa intermediação entre as necessidades dessas médias e grandes empresas e as oportunidades para as pequenas”, explica Carlos von Sohsten.

De forma prática, conforme explica o gestor, trata-se de um programa de consultoria para corporações de maior porte, mas que faz essa intermediação entre a grande e a pequena. A concepção do programa contou com a assessoria da Liga Ventures, que é a maior referência em inovação aberta do país e transferiu tecnologia para o Sebrae para criar e conduzir o seu próprio programa de inovação aberta.

Através do programa, o Sebrae oferece consultoria à empresas de maior porte para prospecção de potenciais clientes, para o desenvolvimento comercial da corporação ou mesmo para a realização de diagnósticos. Uma das empresas que estão sendo atendidas pelo projeto é a Interjato Soluções, uma empresa potiguar que tem se posicionado ao longo dos últimos anos entre as melhores empresas de implementação, integração e operação de tecnologia do país.

Agora, a empresa pretende criar um hub de inovação, que reunirá a experiência de parceiros nacionais e internacionais para troca de conhecimentos e experiências com empreendedores locais. A concepção desse novo espaço contará com o suporte tecnológico do Sebrae, através do Programa de Inovação Aberta. A construção coletiva do projeto do futuro Hub de Inovação da Interjato será iniciada no próximo dia 13, em um meetup organizado pela empresa, que reunirá líderes de comunidades, grupos, instituições e empresas do ecossistema de inovação local.

A nova estrutura, quando implementada, deverá potencializar as oportunidades para que os empreendedores possam buscar novas soluções para as dores das empresas, do ecossistema e da região, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte. Será um espaço para aceleração de projetos, desenvolvimento de soluções, geração de negócios e aprendizado de forma integrada.

Confira na íntegra: Agência Sebrae RN

0 Comments