SD-WAN: como a ferramenta pode beneficiar a minha empresa?

sd-wan

A transformação dos modelos e necessidades em torno das redes corporativas tem gerado cada vez mais desafios. Com o aumento no volume de informações  e dados, as empresas precisam estar conectadas full time entre seus setores, sejam clientes, fornecedores ou equipes. A conexão precisa ser rápida e segura, sendo imprescindível para quem tem filial remota ou funcionário remoto.  Esse, aliás, é um dos pontos que tem levado as companhias a aderirem à solução SD-WAN, uma das melhores apostas do mercado. 

O serviço oferece um portal cloud, onde é possível acessar e gerenciar toda infraestrutura de qualquer lugar e a qualquer momento. A solução é definida por softwares que são responsáveis por controlar a conectividade, o gerenciamento e os serviços entre data centers e filiais remotas ou campos de nuvem.  

O que é SD-WAN?

A sigla significa “Software Defined – WAN”. É um modelo que nasceu um passo além do MPLS. As definições de tráfego são controladas por software, criando uma sobreposição virtual. Ela é uma alternativa promissora para atender às necessidades das instituições e às características dos novos modelos de negócio, com aplicações de alta criticidade que exigem processamento em tempo real e grande nível de segurança.

Quais as vantagens para uma empresa?

A rede traz impactos positivos para as empresas. O negócio contará com os benefícios de ter um ambiente de trabalho integrado, com mais agilidade para solucionar problemas e definir a melhor estratégia para atingir as suas metas. Por meio de uma gestão de recursos centralizada, a empresa consegue eliminar vulnerabilidades e evitar riscos não mitigados, atingindo o nível de competitividade necessário para buscar novas oportunidades.

Qual o custo-benefício da SD-WAN?

Os problemas de falha em uma rede tendem a trazer prejuízo para o seu negócio. Uma queda de conexão pode ser fatal para as vendas. Além disso, a marca, a reputação e até os bancos de dados correm risco, se houver fragilidade. 

Por outro lado, muitos empresários não querem tornar o processo mais caro, como seria o caso ao adotar um link dedicado, que conta com conexões privadas, seguras, velocidade alta e disponibilidade constante.

A SD-WAN é capaz de compartilhar a carga de tráfego entre vários tipos de conexões. Isso permite economizar dinheiro, aproveitando a conexão de internet padrão muito mais acessível, sem comprometer a velocidade, estabilidade ou segurança. 

A rede também reduz os custos operacionais ao permitir implementações rápidas em filiais com provisionamento Zero-Touch. Esse modelo otimiza as operações de TI e aumenta a agilidade dos negócios. Além disso, facilita o trabalho remoto com segurança e a otimização de custos com acesso.

O sistema SD-WAN é seguro?

As empresas precisam de uma rede que tenha total seguridade. O SD-WAN atenua as preocupações com a segurança ao construir túneis criptografados de 256 bits, de ponta a ponta. Desse modo, torna quase zero a chance de que hackers consigam invadir sua rede de dados.

Outro fator importante é que fornece às empresas uma maneira de conectar com segurança todos os tipos de opções de pagamento, bem como quaisquer outros dispositivos e redes. É possível criptografar pacotes de dados e reduzir ao máximo as chances de os pacotes serem interceptados.

Otimizando os processos

A tecnologia SD-WAN oferece QoS para ajudar a priorizar o tráfego nas linhas de rede. É possível minimizar o impacto da largura de banda, ajudando a fornecer um melhor controle do fluxo de dados para maximizar os processos. 

A qualidade da transferência de dados é administrada a partir de políticas específicas, capazes de avaliar a segurança do caminho, a latência, a taxa de transferência, a perda de pacotes e até a taxa de jitter no caso de dados de voz. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Acesse https://interjato.com.br/contato/.

1 Comment

Comments are closed.

Posts recentes
Arquivos
Categorias