Cercamento Eletrônico e as tecnologias que podem ser aplicadas

Cercamento Eletrônico e as tecnologias que podem ser aplicadas

Um gerenciamento urbano mais eficiente e inteligente, com foco na segurança. Esse é o objetivo do cercamento eletrônico, uma verdadeira “muralha invisível” que conta com tecnologia de última geração para identificar, automaticamente, possíveis infrações. O sistema baseia-se na implantação de dispositivos em pontos estratégicos, que podem atuar desde o monitoramento de veículos e pessoas, até grandes extensões como áreas rurais, edifícios comerciais,entre outros. Tudo com o objetivo de planejar e efetivar medidas de segurança.

Segurança

Esse é um dos grandes desafios no Brasil. E a tecnologia é uma ferramenta importante, que pode contribuir com a prevenção da violência e com o enfrentamento da criminalidade. Em algumas cidades como Teutônia – RS, onde o sistema de cercamento eletrônico foi implantado, registrou-se uma redução de até 65% nas ocorrências criminais e 100% nos roubos residenciais. O monitoramento em tempo real possibilita a inibição de danos ao patrimônio e ainda estabelece estratégias de segurança que reduzem os gastos com manutenção.

E você, sabe quais os dispositivos e tecnologias aplicadas para a maior efetividade do monitoramento eletrônico? Descubra logo abaixo!

Câmeras de Leitura de Placa Veicular

O sistema de reconhecimento de placas de veículos é um dos dispositivos de segurança mais efetivos. O seu diferencial é que, além da captação das imagens e controle do tráfego de veículos, ele reconhece a placa, gera imagens e fornece dados como dia e hora em que o veículo transitou pelo trecho monitorado. O sistema não apenas “identifica” o objeto, como acontecia com as câmeras mais antigas. Ele reconhece e analisa toda a imagem captada, tendo uma taxa de efetividade de 99%. As câmeras são extremamente precisas, desenvolvidas através de AI e projetadas com algoritmos de aprendizagem profunda e processadores de GPU, que são específicos para atividades de vídeo.

Câmeras de 360º Graus

Esses equipamentos são capazes de capturar imagens panorâmicas detalhadas, além de imagens aproximadas, com o objetivo de fornecer dados. Inclusive, em ambientes com pouca iluminação. A captação de imagens com ângulos de 180° ou 360° e resolução Ultra HD são alguns dos diferenciais.

O design integrado das câmeras panorâmicas e PTZ traz diversas funções inteligentes  como detecção de invasões, de cruzamento de linha e de entrada e saída de região.

Elas se movem em diferentes direções para obter uma imagem completa da área de vigilância, além de contarem com um zoom óptico que possibilita obter mais detalhes dos eventos. Os recursos realizam o monitoramento de áreas extensas, com a captura de detalhes extremamente nítidos.

Proteção aérea

O videomonitoramento através de drones é uma solução eficaz. Seu uso pode ser feito desde atividades de segurança ou situações extremas como queimadas, enchentes, acidentes e resgates. Esses casos exigem informações rápidas e precisas em tempo real.  Além de cobrir grandes extensões,  também pode ser utilizado nos serviços para monitoramento e orientações envolvendo tráfego em rodovias, manutenção de parques,  levar mantimento em locais de difícil acesso, entre outras situações. A orientação dos drones é feita por um sistema único e integrado, junto com tecnologia Safe Return, que garante o retorno seguro para a base.

Câmeras corporais para agentes de segurança pública

O sistema conta com uma tecnologia que grava, de modo autônomo em áudio e vídeo, toda rotina de trabalho dos agentes de segurança. As imagens são transmitidas para centrais específicas e garantem acompanhamento das ações em tempo real e com localização. Esse tipo de monitoramento otimiza a produção de provas ao passo que também protege cidadãos e policiais, com a transparência que é dada às ocorrências. 

De acordo com o site Conjur, a letalidade teve uma queda de 85% nos batalhões da Polícia Militar que usam câmeras corporais no Estado de São Paulo. Dados do projeto “Olho Vivo”, também da Polícia Militar do Estado de São Paulo, indicam que  a letalidade nas áreas em que as câmeras são usadas chegou a zero, e casos de lesão corporal também foram mais raros.

Vantagens do cercamento eletrônico

O sistema traz proteção geral, com cobertura completa em pontos cegos e segurança 24 horas, além de soluções que abrangem coleta de informações, análise, processamento e aplicação. Tudo isso ligado à inteligência artificial, que tem o objetivo de capacitar a aplicação de vários cenários com algoritmos de deep learning auto desenvolvidos.

Gostou? Tem dúvidas? Acesse o www.interjato.com.br e chame a gente! Iremos adorar conversar com você.

Posts recentes
Arquivos
Categorias